domenica 11 luglio 2010

Reflexoes dominicais

Tenho ao meu redor vàrios livros de literatura clàssica que nao sou capaz de ler. Comecei a ler romances de todo o tipo aos 12 anos. Com efeito, era a minha valvula de escape perante a monotonia do quotidiano. Lia avidamente e de tudo. Tenho continuado com esse comportamento mas por intermitencias... Hoje em dia, continou lendo muito mas por fases em que misturo literatura, filmes e seriados... No entanto, algo ocorreu. Nao consigo ler certos classicos fundamentais da cultura europeia como a Virginia Wolf o o Dostoevskij! Sem falar no James Joyce. Tentei ler o Ulysses e nao fui além da pagina 33.... Parece que tenho um limite de compreensao e de tolerancia a certos tipos de estilos literarios... Mas persisto porque ler é um dos meus maiores prazeres da vida. Eu admiro a capacidade de criacao de personagens e situacoes absurdas que certos autores retratam. Eu julgo que para ser um bom autor è necessario uma grande experiencia de vida ou entao uma imaginacao fertil e febril! As vezes confundo as palavras...febril existe em portugues? Nem sei mas eu gosto de misturar as linguas... frances, portugues e algum italiano pelo meio!
Falando em linguas, tenho uma certa repulsa pelo ingles. Eu ja leio ingles, pelo menos o ingles academico da minha area de formacao, hà uns bons 15 anos e ainda assim sou totalmente incapaz de escrever um bom texto nessa lingua que nao é no entanto complexa como o frances ou o alemao! Penso que esta repulsa vem da minha formaçao inicial na cultura francesa onde o inglés nunca foi bemvindo! Mas bom reconheço que é preferivel ser a lingua inglesa a lingua franca do que o chines, o russo ou o alemao...
Hoje é um dia chato. Odeio domingos. O bairro està vazio. No verao, os italianos, ou melhor falando os Fiorentinos, vao para a praia que fica a uns 50 km. Aqui neste pais, a cultura da praia é muito forte e bronzear é um must! Por isso, aos fins de semana, o bairro esvazia-se e so ficam os gatos pingados tipo eu! As lojas fecham, o quiosque de jornais tambem e so me resta ficar em casa e tentar encontrar algo de util por fazer. Ha quase 3 anos que estou nesta casa. Partilho um grande apartamento com uma familia italiana jovem com duas meninas e uma outra estudante estrangeira. Desde que cheguei que nao vejo televisao. Com efeito, eu nao tenho televisao e nao procuro ter. As redes televisivas italianas no geral sao muito mas e absurdamente embrutecedoras. Por isso que nao sinto falta de televisao. Alias, ja la vao anos que nao vejo televisao de maneira sistematica. O que preciso saber encontro na internet e baixo os filmes, doucmentarios e seriados tambem na internet. Ou seja, eu faço eu propria a minha programaçao!

bom, eu acho que por hoje é tudo. Vou tentar organizar-me um pouco mais e incluir fotos e pensamentos de autores nos proximos episodios!

Bom domingo a todos e todas .... nao sou sexista ta?

Nessun commento:

Posta un commento