mercoledì 26 gennaio 2011

Reviravolta ... regresso ao passado!!!!

Caros amigos (não vou escrever o politicamente correcto),

Há umas poucas semanas, fui notificada que ganhei uma bolsa de pos-doc na Universidade de Lisboa. Fiquei obviamente feliz pelo resultado inesperado (fiquei colocada em primeiro lugar na área de ciência politica). é uma boa oportunidade em tempo de crise, principalmente em Portugal. Mas fiquei também um pouco triste por não ter conseguido nada no Brasil e ter que abandonar temporariamente o meu desejo de ficar a trabalhar algures neste pais...
O Brasil é um pais difícil para estrangeiros ou melhor falando para imigrantes. A lei de imigração é severa e complexa. Para além disso, tem a questão da validação de diplomas. Com efeito, é necessário dar entrada num processo longo, custoso e de risco e acima de tudo muito demorado (pelo menos um ano de espera). Deparei-me com um muro burocrático complexo e pouco amigável...
Ainda tentei um pos-doc na FGV mas infelizmente este é presencial e portanto não me era possível estar em SP e em Aracaju...sem falar na demora para obter uma bolsa pela FAPESP. Enfim, um drama kafkiana à brasileira ehehehe
Regresso portanto à velha Europa. Estou feliz pelo desafio que será o pos-doc (relatórios, conferencias, workshops etc, artigos e quem sabe publicação da minha tese de doutoramento), mas também conheço de antemão o ambiente académico português e sei que os meus futuros colegas de trabalho não serão friendly...mas que se dane ehehe
Lisboa é a única cidade de jeito em Portugal porque oferece muitos serviços a todos os níveis e é uma cidade agradável de se viver. Ja passei uns 6 meses há uns 4 anos e gostei da experiência. Tenho dois bons amigos em Lisboa que espero ver com alguma frequência mesmo sabendo que eles são muito ocupados...Mas terei a minha rotina com o meu boy que, espero, irá gostar do way of life tuga eheheheh
Até ja sinto saudades do verdadeiro pastel de belem e de um bom bacalhau com um bom vinho tinto da casa eheheh ( o mais barato obviamente).
Vou de espírito aberto e confiante para ir além dos pequenos obstáculos que irei encontrar no meio académico...(voltam velhas lembranças do meu tempo passado em Coimbra que não foi nada agradável).
E viva el rei!!!!

Nessun commento:

Posta un commento